Como presidente em exercício, Alcolumbre anuncia MP para limpeza de óleo no Nordeste

Acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de parlamentares da região, Alcolumbre anunciou também a extensão do seguro-defeso para os pescadores da região por mais dois meses

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2019 15h35 - Atualizado em 24/10/2019 15h43
Marcos Brandão / Agência Senado Alcolumbre com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e a comitiva de parlamentares que visitaram o Nordeste nesta quinta

O presidente em exercício, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quinta-feira (24), durante visita à praia de Barra de São Miguel, em Alagoas, uma medida provisória (MP) para ajudar a minimizar os danos ambientais causados pelo petróleo de origem desconhecida que atinge a região. Ele ainda informou que assinará um decreto presidencial para estender por mais dois meses o seguro-defeso dos pescadores do litoral nordestino.

Na manhã desta quinta (24), ele embarcou, ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de outros parlamentares da região, para acompanhar a situação das praias do Nordeste. De acordo com Alcolumbre, a MP trará condições aos estados e municípios atingidos para contratarem mais trabalhadores e dar continuidade à limpeza do litoral atingido pelas manchas de óleo.

“Esse drama que vivemos é um caso único, de proporções inimagináveis, mas nossa estada como presidente em exercício, acompanhado de todas as autoridades aqui, significa a preocupação do governo central sobre o que fazer para diminuirmos os danos”, afirmou o presidente em exercício.

Alcolumbre assumiu a presidência devido à viagem do vice-presidente, Hamilton Mourão, ao Chile para venda de submarinos brasileiros. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também está em viagem internacional e, com isso, o posto fica para o presidente do Senado até o retorno de Mourão nesta sexta (25), que volta a assumir a presidência interinamente até o retorno de Jair Bolsonaro da Ásia no dia 31.

“Momento de trabalho”

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que acompanhou Alcolumbre em viagem pelo Nordeste, afirmou que o assunto não deve ser usado com motivações políticas ou demagógicas. Para o ministro, o momento é de trabalho.

“Desde as primeiras manchas que surgiram, os esforços para monitoramento e identificação têm sido feitos. Ao contrário do que foi equivocadamente pensado, sistemas de monitoramento sofisticados foram acionados de pronto. Da mesma maneira, o avião-radar do Ibama vem sobrevoando o litoral brasileiro do Maranhão à Bahia, mas a mancha tem aparecido somente próximo às praias. E o trabalho que vem sendo feito, de forma impecável, é a retirada desse material do mar, tão logo ele toca a costa”, declarou.

De acordo com o ministro, cerca de 10 mil homens do Exército atuam na remoção dos resíduos trabalhando de maneira ininterrupta e garantiu que o governo tem disponibilizado tecnologias, equipes e parcerias internacionais para identificar as causas do vazamento.

*Com informações da Agência Senado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.