Mandetta: ‘Brasil vai produzir de 300 a 400 respiradores por semana’

Bolsonaro, que também participou da coletiva, se limitou a comemorar o pacote de ajuda de R$ 85,8 bi à Estados e municípios

  • Por Jovem Pan
  • 23/03/2020 18h49 - Atualizado em 23/03/2020 18h59
Estadão Conteúdo Brasil tem 34 mortes devido ao novo coronavírus e 1.891 casos confirmados da doença

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta segunda-feira (23), em entrevista coletiva, que o Brasil vai começar a produzir de 300 a 400 respiradores por semana para serem usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento ao Covid-19.

Bolsonaro, que também participou da coletiva, se limitou a comemorar o pacote de ajuda de R$ 85,8 bi à Estados e municípios, que vai incluir acesso a novos empréstimos, suspensão de dívidas e transferências adicionais de recursos.

“Sabemos que temos um inimigo em comum, o vírus. Bem como, também sabemos que o efeito colateral que pode ser o desemprego pode ser combatido. Partindo dessa premissa, foram duas reuniões excepcionais onde anunciamos respostas às cartas dos governadores e de associações representativas”, disse.

O presidente afirmou que os governadores se mostraram “bastante satisfeitos” com as respostas do governo e que amanhã irá se reunir com representantes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ele também fez um apelo à Câmara dos Deputados para que olhem para as propostas do governo que tramitam na Casa. “Todos nós devemos sair fortalecidos e com sensação de dever cumprido ao final dessa batalha”, completou.

O Ministério da Saúde anunciou hoje que o Brasil tem 34 mortes devido ao novo coronavírus e 1.891 casos confirmados da doença.

Medidas

Mandetta pediu “calma” na hora de decidir parar serviços essenciais nas cidades. Segundo ele, alguns países “suspenderam tanto que ficaram sem atividades básicas”.

“Vamos gradativamente medindo o impacto destas ações, temos que ter bom senso, para atravessar isso com menos possibilidade de impactar o dia a dia das pessoas. Estamos monitorando São Paulo, que tem o maior número de casos, e testando um medicamento incipiente“, afirmou.

Já o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, lembrou que é importante que os Centros de Assistência Social (CRAS) não fechem durante a pandemia. Além disso, falou que vai anunciar em breve um programa de auxílio proteico para garantir a boa alimentação de idosos carentes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.