Minas Gerais registra primeiro caso suspeito de coronavírus no país

A paciente, internada no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), é brasileira e esteve em Shangai. Ela desembarcou em Belo Horizonte no dia 18 deste mês com sintomas respiratórios compatíveis com a doença

  • Por Jovem Pan
  • 22/01/2020 15h46 - Atualizado em 22/01/2020 15h58
EFE/EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais informou nesta quarta-feira (22) que investiga um caso suspeito de coronavírus na cidade de Belo Horizonte – o primeiro no país.

A paciente é uma mulher brasileira, de 35 anos, que visitou a China recentemente. De acordo com a secretaria, o caso suspeito foi “identificado na UPA Centro Sul de Belo Horizonte” nesta terça.

“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial”, diz a nota da secretaria.

A mulher, internada no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), esteve em Shangai e desembarcou em Belo Horizonte no dia 18 deste mês, com sintomas respiratórios compatíveis com doença respiratória viral aguda conhecida como coronavírus.

A paciente relatou, segundo nota da secretaria, que não esteve na região de Wunhan, onde surgiram os primeiros casos da doença, e que também não teve contato com pessoas que apresentassem sintomas semelhantes ao coronavírus.

Ainda nesta quarta, autoridades chinesas informaram que subiu para 17 o número de mortes causadas pelo coronavírus.

Por meio de nota, a secretaria de Saúde destaca que a “paciente está clinicamente estável e o caso segue em investigação. Conforme informações que foram repassadas pela paciente ao CIEVS BH, a mesma relatou que não esteve na região de Wunhan e que também não teve contato com pessoa sintomática na China”.

De acordo com órgão, os exames que identificarão se trata-se do vírus ou não “encontram-se em andamento em laboratórios de referência”.

O Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne nesta quarta com especialistas para determinar se o atual surto de coronavírus na China representa uma emergência internacional.

Além de atingir a China e os Estados Unidos, nesta semana, o coronavírus já atingiu o Japão, a Tailândia, Taiwan e Coreia do Sul. Um caso suspeito é investigado também na Austrália.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.