Ministério da Educação nomeia defensora do ensino domiciliar para coordenar formação de alfabetizadores

  • Por Jovem Pan
  • 30/01/2019 21h32
Marcos Santos/USP Imagens Nova coordenadora não tem experiência na área de educação

Maria Eduarda Manso Mostaço, de 27 anos, foi nomeada coordenadora-geral de formação de professores da recém-criada Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC). Sem atuação em sala de aula ou especialização acadêmica na área da educação, ela é formada em Direito e defende o ensino domiciliar no Brasil.

A regulamentação do ensino feito em casa é uma meta prioritária do governo do presidente Jair Bolsonaro – inclusive, está na meta para os primeiros 100 dias de gestão. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira, 30. Maria Eduarda é de Londrina (PR), mesma cidade de Carlos Francisco Nadalim, que vai chefiar a Secretaria de Alfabetização. Dono de uma escola chamada “Mundo do Balão Mágico”, ele também é defensor “homeschooling”.

Servidores do MEC estranharam a nomeação, já que ela não tem qualquer experiência na área e o cargo exige conhecimento técnico. Maria Eduarda vai coordenar a Diretoria de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores Alfabetizadores, que faz a articulação com estados e municípios para implementar programas políticas.

Os antecessores no cargo sempre tiveram especialização na área. A ligação de Maria Eduarda com educação foi na conclusão de curso na graduação em Direito, em que defendeu o ensino domiciliar. “Homeschooling: uma possibilidade constitucional face ao declínio da educação escolar no Brasil”, era o nome do trabalho apresentado em 2015.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.