Ministro afirma que privatização da Eletrobras não prevê ‘golden share’

  • Por Jovem Pan
  • 22/08/2019 15h43
Alan Santos/PR ministro bento albuquerque falando em microfone Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta quinta-feira (22) que a proposta do governo de privatização da Eletrobras não prevê a chamada “ação de ouro” — ação conhecida como “golden share” que dá poder de veto a decisões relevantes.

“Vai depender do Congresso Nacional. Na nossa proposta não tem golden share”, disse o ministro, após participar do lançamento do Reate 2020 – Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres.

Segundo Albuquerque, a ideia é que a União deixe de ter o controle acionário da empresa estatal de energia. Ele acrescentou que o modelo de capitalização passará por um projeto de lei.”Ainda não decidimos se vamos aproveitar o que está em tramitação no Congresso ou se vamos apresentar num projeto de lei.”

Na quarta (21), ele se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e com líderes partidários para apresentar os estudos da capitalização da companhia.

No mesmo dia, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou que a Eletrobras, as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas), a Casa da Moeda, o Porto de São Sebastião e a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) estavam incluídos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Os decretos de privatização dessas companhias podem sair nos próximos dias.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.