Salles sugere ‘sensacionalismo’ em notícias de nuvem preta em SP

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2019 17h02
Marcelo Camargo/Agência Brasil O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, comentou nesta terça-feira (20) o fenômeno ocorrido em São Paulo na última segunda (19) em que o céu escureceu durante a tarde, fazendo com que o “dia virasse noite”.

Segundo institutos de meteorologia, a nuvem foi formada pelo encontro da fumaça oriunda de queimadas da região Amazônica do Brasil, Paraguai e Bolívia com uma frente fria que atingiu o Sudeste brasileiro. Para o ministro, porém, houve “sensacionalismo ambiental” na divulgação da notícia por parte da imprensa.

“Alguns disseram que foi a fumaça da Amazônia que encobriu a cidade. Essa afirmação parece até um vídeo que vi, um mês atrás, de um helicóptero do Ibama sendo recebido a tiros e, meia hora depois, mostrou que foi um menino que fez montagem”, disse Salles.

“Igualmente, parece o triste falecimento de uma liderança indígena, que alguns órgãos de imprensa se apressaram em dizer que foram garimpeiros que invadiram a reserva e saíram matando. Depois, descobriu que o índio tinha bebido uma cachacinha e caiu no rio, afogado”, completou, referindo-se à morte do cacique Emyra Waiãpi, em meados de julho, no Amapá.

As declarações foram feitas em pronunciamento na abertura da 27ª Feira Internacional da Bioenergia (Fenasucro), em Sertãozinho (SP). Segundo o ministro, esse “sensacionalismo na área ambiental não contribui para as melhores práticas e para a defesa efetiva das questões importantes do nosso País”.

Após o evento, Salles foi questionado novamente se o ocorrido na segunda-feira seria uma notícia falsa e afirmou que o fenômeno decorre de um ambiente muito seco e de queimadas. “É preciso ter equilíbrio e não ser açodado em assumir certas hipóteses que não se confirmam. Hipóteses foram levantadas prontamente para criar um certo sensacionalismo e não se confirmaram.”

porque-o-ceu-esta-escuro-em-sp

Céu escureceu em São Paulo por volta das 15h30 na última segunda-feira (19)

Sobre a nuvem preta em SP

Na tarde desta segunda-feira (19), os moradores de São Paulo se depararam com “o dia virando noite” por volta das 15h30. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Franco Villela, isso ocorreu devido ao encontro de uma frente fria com ventos provenientes de queimadas no centro-oeste do Brasil, que trouxeram material particulado em suspensão no ar.

Além disso, o especialista alertou para um grande incêndio florestal originado neste sábado no Pantanal, em território do Paraguai, que atingiu cerca de 21 mil hectares.

“É uma convergência entre ventos do centro e do leste de SP, com o material das queimadas no centro-oeste e no Paraguai. Ou seja, é um encontro entre uma frente fria forte com ventos úmidos e material particulado vindo dos incêndios florestais”, disse à Jovem Pan.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.