Moro diz que STF merece elogios por fim da doação privada para campanhas

  • Por Estadão Conteúdo
  • 04/10/2016 17h03
Brasília- DF 04-08-2016 Juiz Sergio Moro na comissão especial de combate a corrupção. Foto Lula Marques/Agência PT Lula Marques/AGPT Sérgio Moro - AG. PT

O juiz da Operação Lava Jato Sérgio Moro afirmou, nesta terça-feira, 4, que foi acertada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir o financiamento privado para campanhas eleitorais. A eleição municipal deste ano foi a primeira englobada pela regra. 

“Temos que fazer uma série de elogios ao Supremo Tribunal Federal por uma postura extremamente responsiva a temas contemporâneos, como a decisão muito mencionada os dias pretéritos sobre a proibição da doação de empresas em campanhas eleitorais”, disse Moro, conforme vídeo divulgado nesta terça-feira, 4, no Facebook da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) de uma palestra dada mais cedo por Moro em São Paulo.

Ele também elogiou a decisão do STF de fevereiro, quando permitiu a prisão de condenados em segunda instância, tema que deve voltar ao julgamento da Corte nesta quarta-feira, 5. “Acredito, posso esta enganado, não posso prever, que essa decisão, com todo respeito à minoria vencida no julgado anterior, vai ser mantida”, opinou.

Rebatendo críticas à Operação Lava Jato sobre um possível excesso de prisões preventivas antes do julgamento, Moro afirmou que o País está em um momento “excepcional”. “Mesmo essa excepcionalidade tem sido ditada nos casos que a concordam dentro dos marcos legais”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.