Morre baleia jubarte que encalhou em praia da Região dos Lagos

A baleia da espécie jubarte que apareceu encalhada no último domingo (22) na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e foi devolvida ao mar, reapareceu hoje (24) novamente encalhada na Prainha do Pontal, també…

  • Por Agência Brasil
  • 24/10/2017 17h30 - Atualizado em 25/10/2017 08h22
ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Agentes de limpeza iniciam remoção do corpo de outra baleia Jubarte que encalhou na Cidade Baixa, em Salvador (BA), na sexta (22). O animal foi encontrado morto nesta quinta, 21, mas inicialmente estava longe da areia o impediu a retirada. Com o movimento do mar, o corpo foi levado para a faixa de areia da praia da Pedra Furada, permitindo o trabalho. Diversos agentes da Limpurb participam da ação, acompanhada por banhistas

A baleia da espécie jubarte que apareceu encalhada no último domingo (22) na Praia Grande, em Arraial do Cabo (RJ), na Região dos Lagos, e foi devolvida ao mar, reapareceu nesta terça-feira (24) novamente encalhada na Prainha do Pontal, também em Arraial. Desta vez, não resistiu e, mesmo com a tentativa de devolvê-la ao mar, acabou morrendo.

De acordo com o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, André Cavalcanti, o animal ainda é jovem, pesa cerca de 6 toneladas e 9 metros de comprimento.

Ele explicou que “por ser um mamífero de grande porte, e não ter condições de levá-lo para um aterro sanitário, a melhor opção foi arrastá-lo com o auxílio de dois barcos de turismo de grande porte à uma distância de 7 milhas náuticas, o que corresponde a quase 13 quilômetros, e abrir a barriga da baleia para que ela possa afundar”, informou.

O chefe do parque disse ainda que a operação já está em andamento e deve ser concluída até a noite.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.