Sobe para 11 o nº de mortes causadas por chuvas na Baixada Santista; bombeiros falam em 44 desaparecidos

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2020 13h10 - Atualizado em 03/03/2020 13h16
GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO

As intensas chuvas que atingem a região da Baixada Santista desde a segunda-feira (2) já provocaram ao menos 11 mortes nas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente. No entanto, o número de desaparecidos é conflitante. Os bombeiros falam em 44 pessoas desaparecidas (32 delas no Guarujá), mas a Defesa Civil contabiliza apenas duas.

De acordo com a Defesa Civil, o principal local com registro de mortes até o momento é o Guarujá, com sete óbitos no Morro do Macaco Molhado e no Jardim Centenário. O prefeito Valter Suman (PSB) sobrevoou as áreas mais atingidas junto com o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Walter Niakas Júnior.  A prefeitura da cidade decretou estado de emergência. Pelo menos duzentas pessoas estão desabrigadas no município.

Em entrevista, o coronel Endel Ricardo Pereira, diretor de operações da Defesa Civil estadual, confirmou que entre as vítimas estão dois agentes do Corpo de Bombeiros que participavam de uma operação de resgate no Morro do Macaco Molhado e foram atingidos por um deslizamento, que deixou um deles morto, enquanto o outro continua soterrado.

Também há duas vítimas fatais em São Vicente. O órgão ainda atenta para o risco de raios nessas três cidades e recomenda que a população busque abrigo.

Em Santos, a prefeitura decretou estado de atenção. Uma mulher de 30 anos morreu soterrada em um deslizamento no Morro do Tetéu. O Corpo de Bombeiros resgatou uma criança atingida por deslizamento no Morro do Fontana. Ela foi levada para a Santa Casa da cidade e continuava internada em estado estável.

A prefeitura de Santos distribuiu lonas plásticas para moradores que tiveram imóveis afetados. A escola Terezinha de Jesus Pimentel, no Morro de São Bento, está funcionando como ponto de acolhida para os desabrigados.A Secretaria de Educação do município suspendeu as aulas em unidades de ensino devido às dificuldades de acesso. Os deslizamentos atingiram ainda os morros Santa Maria, São Bento, Vila Progresso e Monte Serrat.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.