Movimentação do talude da mina de Gongo Soco atinge 42 centímetros

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2019 14h41 - Atualizado em 02/06/2019 15h21
Reprodução/Google Maps No sábado, a informação era que o deslocamento havia atingido 33,4 centímetros por dia, o que representa um aumento de quase dez centímetros

A movimentação do talude norte da mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, segue na média de 42 centímetros por dia, informou neste domingo (2) a Agência Nacional de Mineração. No sábado, a informação era que o deslocamento havia atingido 33,4 centímetros por dia, o que representa um aumento de quase dez centímetros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 27 militares estão na região da Barragem Sul Superior, de prontidão, com 10 viaturas. Hoje, os profissionais envolvidos na operação farão um reconhecimento dos sete pontos de encontro em Barão de Cocais.

Na sexta-feira (31), parte do talude norte da mina se desprendeu, mas não afetou a barragem. A preocupação é que a vibração causada seja suficiente para romper a barragem de rejeitos Sul Superior da mina, que fica a 1,5 quilômetro da cava. Caso isso ocorra, o distrito de Barão de Cocais pode ser atingido em cerca de cinco minutos.

A barragem está em risco de rompimento nível 3 desde 22 de março. A Zona de Autossalvamento (ZAS) já havia sido evacuada preventivamente em 8 de fevereiro.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.