Mulher burla sistema e toma 3ª dose de vacina contra a Covid-19

Prefeitura de Guarulhos informou que abriu procedimento interno para apurar falhas no sistema de monitoramento

  • Por Jovem Pan
  • 01/07/2021 20h16 - Atualizado em 01/07/2021 20h42
ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 26/01/2021 Vacina contra a Covid-19 sendo aplicada em uma pessoa Nas redes sociais, Jussara Sonner publicou registros das três aplicações, sendo que a última, com a vacina produzida pela Janssen, teria acontecido na última quarta-feira, 30

Uma veterinária burlou o sistema de vacinação do Estado de São Paulo e tomou três doses de vacinas contra a Covid-19. A informação foi confirmada à Jovem Pan pela prefeitura da cidade de Guarulhos, onde aconteceu o caso. Nas redes sociais, Jussara Sonner publicou registros das três aplicações, sendo que a última, com a vacina produzida pela Janssen, teria acontecido na última quarta-feira, 30. “Sei que nenhuma vacina é totalmente segura porque não houve tempo para a realização de testes. Mas como no início do ano tomei a ‘vachina’ estava bastante incomodada com isso. Esperei o tempo necessário – 3 meses – e hoje consegui tomar a Janssen. Me sinto mais protegida e com dose única estou liberada para viajar para onde quiser”, disse em publicação nas redes sociais. As duas primeiras aplicações haviam sido com a vacina chinesa CoronaVac, produzida em São Paulo em parceria com o Instituto Butantan.

Em nota, a prefeitura afirmou que pediu que o caso fosse enviado ao Ministério Público Estadual e determinou que a Secretaria Municipal de Saúde abra um procedimento interno para apurar quais falhas permitiram que a mesma pessoa tomasse dois imunizantes diferentes. “Não se pode fechar os olhos para abusos e fraudes que visem burlar esse sistema, ainda mais baseadas em motivações desprovidas de amparo científico que possam prejudicar grupos prioritários para a vacinação, como neste caso”, diz comunicado do governo municipal. Segundo o relato de Jussara, nesta última vez, ela teria ido a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que estava sem computadores para verificar se o nome dela já constava no sistema de vacinação. “Uma sorte, anotaram meu nome em uma folha timbrada, quando cair no sistema já será tarde”, escreveu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.