No Brasil, assessores de Marco Rubio conversaram com Lincoln Gakiya sobre PCC
Assessores do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, vieram ao Brasil no ano passado e conversaram com autoridades sobre a atuação de organizações criminosas no Brasil e em outros países. A informação foi noticiada em primeira mão pelo repórter Eliseu Caetano, no Jornal da Manhã, da Jovem Pan News.
Entre os interlocutores procurados pelos auxiliares de Rubio está o promotor de Justiça Lincoln Gakiya. Ele é uma das referências internacionais no combate ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
Os membros do governo Donald Trump estiveram em Brasília e em São Paulo. Na capital federal, também conversaram com policiais federais.
Gakiya, que é integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP-SP, disse ao site da Jovem Pan que falou com os assessores de Rubio sobre a atuação do PCC no Brasil e internacionalmente.
Terrorismo
Como o colunista Eliseu Caetano noticiou na segunda-feira (9), os EUA planejam classificar o PCC e o Comando Vermelho (CV) como terroristas.
Após a notícia, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e Rubio conversaram ao telefone para discutir a relação entre os países. Integrantes do governo brasileiro temem que a classificação possa dar verniz legal a intervenções militares na América Latina, e lembram da operação de captura do ditador Nicolás Maduro, na Venezuela.
Assuntos
continue lendo
Brasil
Morte da PM Gisele é compatível com ‘intervenção de segunda pessoa’, diz laudo
Soldado era casada com tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto e foi encontrada morta, com um tiro na cabeça, em 18 de fevereiro, no apartamento onde o casal morava
- ChatGPT fora do ar? Usuários relatam problemas com a plataforma Fernando Keller · há 21 horas
- Nunes sanciona lei que proíbe acorrentar cães e gatos em SP; entenda Estadão Conteúdo · há 2 dias
- Pets no trabalho: entenda como o modelo ‘pet friendly’ reduz o estresse e vira trunfo nas empresas Ana Carolina Oliveira · há 2 dias
- STJ mantém prisão do tenente-coronel da PM de SP acusado de matar esposa Estadão Conteúdo · há 2 dias