Nova variante colombiana é identificada no Mato Grosso durante Copa América
No dia 13 de julho, o estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, sediou uma partida entre a seleção da Colômbia e da Equador; os dois atletas permaneceram assintomáticos
Uma nova variante do coronavírus foi identificada no Mato Grosso durante jogos da Copa América. Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a mutação encontrada foi a VOI B.1.621, proveniente da Colômbia. No dia 13 de julho, o estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, sediou uma partida entre a seleção da Colômbia e a do Equador. Após a partida, a variante foi detectada entre dois membros da delegação colombiana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos positivos permaneceram assintomáticos e cumpriram com o protocolo de isolamento. “A Vigilância Epidemiológica do Município monitorou os casos, através de contato constante com o médico da delegação. Se necessário, a pasta pode realizar uma investigação com realização de exames em todos os trabalhadores do hotel que tiveram contato com os quartos utilizados para quarentena”, diz nota da secretaria. Após o período de isolamento, os atletas receberam atestados que os liberaram para retorno ao país de origem.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se pronunciou sobre a identificação da nova variante e sobre a realização da competição no Brasil, que ainda passa por um momento de alta de casos e mortes pela Covid-19. Pinheiro classificou a notícia como a confirmação de uma “tragédia anunciada”. “Eu, no momento em que me posicionei contrário à realização da Copa América em Cuiabá, muitos tentaram politizar a minha posição, mas eu sempre deixei claro que a minha postura era exatamente em virtude do momento em que vivemos”, iniciou o mandante. “Tudo decidido em cima da hora. Não houve um planejamento para a Copa América. Não houve uma discussão, não houve um planejamento das medidas de biossegurança e de barreiras sanitárias. Não tivemos tempo nem condições e nem sequer os municípios foram ouvidos para que pudéssemos juntos tomar as as decisões e medidas necessárias para proteger a população”, afirmou. “Como a decisão já havia sido tomada, eu tentei criar uma alternativa para o governo federal, uma compensação com doses extras de vacina por ter escolhido Cuiabá como sede de jogos da Copa América”, explicou o prefeito.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.