Operação combate desmatamento em terra indígena no Mato Grosso do Sul

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2019 17h44
Divulgação/PF Árvores sendo desmatadas; pedaços de troncos cortados no chão A Polícia Civil descobriu a exploração ilegal de madeira e o uso irregular de fogo

A Polícia Federal, juntamente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), deflagraram uma operação na terra indígena Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul, para combater o desmatamento, uso de fogo de forma ilegal e a exploração irregular de madeira.

Eles permanecem no local até esta sexta-feira (13). A atuação se concentra em sete propriedades rurais da Serra da Bodoquena, em Corumbá e Porto Murtinho, no MS, que são objeto de retomada dos índios e que estão arrendadas para terceiros.

Até a tarde desta quinta, os órgãos federais já apreenderam 700 lascas de ipê e multaram o posseiro da propriedade em R$ 3 mil. A Polícia Civil descobriu a exploração ilegal de madeira nas fazendas através de informações de terceiros.

“Com isso, iniciou-se uma investigação com o uso de ferramentas como o geoprocessamento, a qual confirmou a existência de pequenas clareiras e pontos de exploração ilegal de madeira na área indígena”, informou a assessoria de comunicação da PF.

“O passo seguinte foi o deslocamento de policiais federais e integrantes do Ibama e da Funai para identificar a autoria e a materialidade dos crimes ambientais eventualmente cometidos, autuar responsáveis legais pelas propriedades e apreender madeiras e equipamentos ilícitos”, completou.

Os agentes também encontraram pequenos desmatamentos e acampamentos de exploração ilegal de madeira, onde apreenderam motosserras, corrente de arrastão, motos e armas de fogo.

A PF disse, ainda, que “foi identificada a presença de indivíduos que não pertenciam a etnias indígenas, os quais estavam realizando corte seletivo das árvores, alegando ter sido contratados pelos indígenas”.

A operação foi batizada de Quebracho, nome popular de uma espécie de madeira muito explorada na região de Porto Murtinho e que é muitas vezes comercializada como aroeira, devido à semelhança entre as espécies.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.