Para Cunha, Governo afrontou PMDB ao nomear Mauro Lopes para Aviação Civil

  • Por Agência Estado
  • 17/03/2016 17h30
Antonio Cruz/Agência Brasil Eduardo Cunha

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta quinta-feira, 17, que o Palácio do Planalto afrontou e desrespeitou o PMDB ao nomear o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) para o comando da Secretaria da Aviação Civil (SAC). Na avaliação de Cunha, o governo Dilma Rousseff não poderia ter dado posse ao parlamentar mineiro diante da moção aprovada pelo PMDB na convenção do último sábado, 12, proibindo que peemedebistas assumissem cargos no Executivo Federal durante 30 dias.

Para Cunha, o fato de Mauro Lopes ter assumido a pasta, mesmo ciente da moção do partido, é um problema de “natureza pessoal”. “Agora, o governo nomear ministro do PMDB com a decisão da comissão é um desrespeito ao partido. Com a consciência dessa decisão do PMDB, o governo faz uma afronta ao PMDB com a nomeação”, afirmou. Na avaliação dele, por conta dessa “afronta”, o presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, não compareceu à posse de Lopes hoje no Planalto.

O presidente da Câmara voltou a pregar o desembarque imediato de seu partido do governo Dilma. Ele defendeu que o diretório nacional marque para a semana que vem a reunião para votar a saída ou não do governo. “Não dá para a gente ficar só com aviso prévio, acho que o PMDB tem de decidir”, afirmou. Como mostrou mais cedo o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a cúpula do PMDB já decidiu que adiantará essa reunião para o dia 29 de março. Antes da posse de Mauro Lopes, o encontro que decidiria o futuro da legenda estava marcado para abril.

Cunha fez questão de ressaltar que sua defesa pelo desembarque do PMDB do governo era feita antes de ele autorizar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara. Para o peemedebista, seu partido não deve estar associado com o programa de governo e a forma de governar da presidente. “Acho que o PMDB tem de ficar fora, sair do governo, tem de entregar os ministérios e atuar com independência nas matérias que são para o bem do País”, disse.

Questionado, o presidente da Câmara evitou comentar a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil, no lugar de Jaques Wagner. Cunha afirmou que é um direito da presidente Dilma nomear “quem ela quiser”, assim como é direito de Lula aceitar o cargo oferecido. O peemedebista também disse que não comentaria trecho de conversa telefônica do ex-presidente divulgada ontem, no qual Lula chama Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) de “fodidos”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.