Penitenciária II de Sorocaba tem três confirmações de covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2020 23h01
Reprodução Três detentos estão contaminados na Penitenciária Sorocaba II

Três detentos da Penitenciária II de Sorocaba foram diagnosticados com o novo coronavírus. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) afirmou que esses são os primeiros casos no sistema prisional paulista.

Os três homens estão internados na Santa Casa de Sorocaba, e o estado de saúde ainda não foi informado. Outros 48 internos que tiveram contato com os doentes estão em isolamento dentro da unidade, no bairro de Aparecidinha. O presídio, que tem capacidade para 935 presos, atualmente abriga 2.062.

Ainda nãos e sabe como a contaminação ocorreu. Segundo a SAP, máscaras de proteção estão sendo distribuídas a todos os presos. Celas e instalações usadas por quem está infectado com a covid-19 estão sendo lavadas e desinfetadas, e assim como as outras unidades, as visitas estão suspensas. Na tentativa de controlar a disseminação, a SAP está mantendo novos presos em quarentena.

Um servidor da SAP morreu em decorrência da doença, e outro teve a doença confirmada. A vítima, um agente penitenciário de 64 anos, morreu em Dracena, interior de São Paulo, no último dia 3, após ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa Local.

Até o momento, 67 servidores foram afastados das suas atividades por suspeita da doença. Os agentes de segurança e servidores de saúde que têm contato com os detentos suspeitos estão utilizando equipamentos de proteção individual.

* Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.