Pesquisa aponta que brasileiro teme mais coronavírus do que crise econômica

  • Por Jovem Pan
  • 27/03/2020 19h17
EFE/Raimundo Paccó 73% Brasileiros teme ficar doente ou perder alguém da família em decorrência da covid-19

Os brasileiros estão com mais medo de serem infectados pelo coronavírus, ou de terem alguém da família contaminado, do que a crise econômica que resulta da pandemia. É o que revela o levantamento feito pelo Instituto Qualibest, que entrevistou cerca de 2 mil pessoas em dois períodos do mês de março, por meio de uma plataforma digital.

Segundo a pesquisa, 73% dos entrevistados responderam que o maior temor é ser ou ter alguém da família infectado. O segundo receio mais apontado – 63% – é que o sistema de saúde do país não seja suficiente para atender a todos os doentes.

A preocupação com a crise econômica foi mencionada por 35% das pessoas, e aparece em terceiro lugar.

“Os dados mostram que a população está preocupada mesmo é com a própria vida. A questão é muito mais de sobrevivência neste momento, tanto no caso de ficarem doentes como em como vai ser o cotidiano delas diante no momento de crescimento da doença no Brasil”, afirma Daniela Malouf, diretora geral do QualiBest.

A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira, 1.098 pessoas foram entrevistadas, entre os dias 10 e 11 de março. Outras 1.005 foram entrevistadas entre 20 e 21 de março. Para fazer a pesquisa, o instituto envia questionários a uma base própria de 250 mil pessoas cadastradas. Antes, faz um filtro de quem vai participar da pesquisa, para que a amostra seja semelhante ao perfil da população brasileira.

* Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.