Petrobras inicia produção do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos

  • Por Estadão Conteúdo
  • 20/04/2018 21h57
Divulgação "Búzios é um dos principais projetos da Petrobras no pré-sal e contribuirá para o aumento da produção da companhia", informou a empresa
A Petrobras iniciou a produção no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Esse é o primeiro campo em produção sob o regime de cessão onerosa, cujo contrato está em discussão com o governo federal. “Búzios é um dos principais projetos da Petrobras no pré-sal e contribuirá para o aumento da produção da companhia no horizonte do Plano de Negócios e Gestão 2018-2022”, informou a empresa em comunicado.

A plataforma instalada no campo, a cerca de 200 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, é a P-74, a 13ª unidade a entrar em operação no pré-sal brasileiro. Devido ao elevado potencial de produção do campo, além da P-74, serão instaladas, entre 2018 e 2021, mais quatro plataformas no campo, cada uma com capacidade de processar diariamente até 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás.

A cessão onerosa foi o instrumento jurídico utilizado pelo governo em 2010 para permitir que a Petrobras assumisse diretamente um reservatório de 5 bilhões de barris no pré-sal. Representantes da empresa e da União discutem agora se os R$ 74,8 bilhões pagos pela Petrobras são justos ou não, se comparado aos valores de mercado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.