Pezão vai acionar ministro Torquato Jardim na Justiça e exige retratação

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 01/11/2017 17h37 - Atualizado em 01/11/2017 18h00
Tânia Rêgo/Agência Brasil Ministro da Justiça, Torquato Jardim e governador Luiz Fernando Pezão, não encontram um entendimento sobre a segurança pública do Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, confirmou que vai interpelar judicialmente o ministro da Justiça, Torquato Jardim. Pezão aguarda apenas as obrigações burocráticas para assinar o documento que vai exigir um esclarecimento de Jardim.

A relação entre ambos ficou estremecida após Torquato Jardim, em entrevista ao UOL, criticar a segurança pública do Rio de Janeiro. O ministro afirmou que o governo do estado não tem comando sobre o crime organizado e que PMs seriam reféns de bandidos.

As palavras do Ministro da Justiça não foram bem digeridas por Pezão, que prontamente rebateu ao reafirmar que não “negocia com criminosos”. O governador também criticou Jardim por nunca tê-lo procurado para tratar da segurança pública do Rio de Janeiro.

“(A interpelação) É para que o Estado possa tomar providências contra esses desvios como já estamos realizando em diversos casos”, explicou o governador à reportagem.

Ainda segundo Pezão, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) está elaborando o documento. A assessoria da PGE ainda não confirmou oficialmente a informação.

A interpelação judicial é usada para casos, referências, alusões ou frases, em que se infere calúnia, difamação ou injúria. Quem se julga ofendido, pode pedir explicações em juízo. Quem se recusa a responder, ou não se justifica, pode responder por ofensa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.