PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros

  • Por Jovem Pan
  • 22/09/2018 11h03
Divulgação/Polícia Federal Ação busca desarticular organização criminosa que contava com ajuda de policiais

A Polícia Federal (PF) deflagrou neste sábado (22) a Operação Nepsis para desarticular organização criminosa especializada no contrabando de cigarros e combater a corrupção policial que facilitava esses crimes nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participa da Operação, que contou, ainda, com a colaboração da Receita Federal, apoio logístico do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) e acompanhamento das Corregedorias das Polícias Civil e Militar.

Cerca de 280 policiais federais de diversos estados foram destacados pela PF para o cumprimento de 35 mandados de prisão preventiva, 8 mandados de prisão temporária, 12 suspensões de Exercício de Atividade Policial e 43 mandados de busca e apreensão, nos cinco Estados. Entre os presos, além dos líderes e dos “gerentes” da Organização Criminosa, encontram-se policiais da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul.

A organização criminosa investigada formou um verdadeiro consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Mato Grosso do Sul. Essa rede estava estruturava em um sistema logístico de características empresariais, com a participação de centenas de pessoas exercendo funções de “gerentes”, batedores, olheiros e motoristas e, ainda, a corrupção de policiais cooptados para participar do estratagema criminoso.

Com base na investigação, estima-se que, em 2017, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.