Planalto confirma cancelamento de fala de Dilma Rousseff em rede nacional

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2016 17h30
EFE - Presidente Dilma Rousseff fala à imprensa em visita à base aérea de Brasília

O Palácio do Planalto confirmou na tarde desta sexta-feira (15) que a presidente Dilma Rousseff não realizará o pronunciamento pela rede nacional de rádio e televisão na noite desta sexta-feira, conforme informado anteriormente.

A Secretaria de Comunicação avalia se a presidente virá a público neste sábado (16) ou apenas pelas redes sociais, como feito em ocasiões anteriores por temores de panelaços pelo País.

Mais cedo, o Solidariedade entrou com ação civil pública no Supremo Tribunal Federal para impedir o pronunciamento, previsto para as 20h. Mas a Justiça Federal negou nesta sexta o pedido do partido para impedir a veiculação do pronunciamento. A decisão foi tomada após a confirmação do cancelamento.

“Ela só vai incentivar que o povo fique ainda mais irritado. Quer fazer propaganda de um governo que acabou”, chegou a criticar o presidente do partido, Paulinho da Força (SP).

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a presidente decidiu seguir orientação do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que após assistir ao vídeo avaliou que a fala poderia implicar problemas jurídicos. Segundo a AGU, o conteúdo do pronunciamento é político e seria usado em espaço dedicado a discursos institucionais.