PPS pede acesso a dados de contas de Cunha na Suíça

  • Por Agência Estado
  • 14/10/2015 17h50
Eduardo Cunha Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Eduardo Cunha

O deputado federal Arnaldo Jordy (PA), vice-líder do PPS na Câmara dos Deputados, protocolou nesta quarta-feira, 14, na Procuradoria-Geral da República (PGR), o pedido para ter acesso às informações sobre as contas na Suíça do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O deputado solicitou a cópia de todos os documentos enviados pelo país europeu à PGR.

De acordo com Jordy, o acesso às informações vai impulsionar as representações contra Cunha na Corregedoria da Câmara e no Conselho de Ética. Nesta terça-feira, 13, deputados de sete partidos como o PT, o PSOL e a Rede protocolaram uma representação contra o peemedebista. Na semana passada, os principais partidos de oposição ao governo, entre eles o PPS, assinaram uma nota pedindo o afastamento do presidente da Câmara Jordy afirma que Cunha já não pode mais alegar perseguição e nem voltar a dizer que não tem nada a ver com o esquema de lavagem de dinheiro da Petrobras investigado pela Lava Jato. 

“Os documentos indispensáveis não só para sustentar a materialidade, bem como para fortalecer o peso da representação. O afastamento é importante não só para que Cunha possa se defender, mas também para que esta Casa não seja contaminada por essas denúncias, que são gravíssimas”, defende o vice-líder do PPS. Para Jordy, as provas em posse da PGR atestam que Cunha mentiu quando declarou que não tinha nenhuma conta no exterior durante um depoimento à CPI da Petrobras.

Conforme revelou o jornal O Estado de S.Paulo, material suíço enviado ao Brasil prova que as contas bancárias na Suíça cujo beneficiário é Cunha receberam ao menos R$ 23,2 milhões de 2007 a 2011, segundo as investigações do País europeu. Os documentos confirmam cinco repasses feitos pelo lobista do PMDB, Jorge Henriques, para uma das contas em nome de uma das três offshores suíças de Cunha. O valor total do repasse é 1,3 milhão de francos suíços.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.