‘Precisamos de um sistema que nos abrigue na terceira idade’, diz relator da reforma

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2019 17h33 - Atualizado em 30/04/2019 17h34
Marcelo Camargo/Agência Brasil Segundo Moreira (à direita), a meta é aprovar a proposta no plenário da Câmara no primeiro semestre

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB), disse nesta terça-feira (30) que é necessário uma idade mínima para a aposentadoria e que a Previdência é importante pois é necessário ter “um sistema que nos abrigue na terceira idade”. Ele não quis entrar nos detalhes sobre o relatório e ressaltou que fala apenas sobre “conceitos”.

O deputado afirmou também que o Brasil precisa gerar empregos. “A Previdência tem de tratar da questão do idoso, mas para aquele da terceira idade e não para os mais novos. Precisamos ter um sistema que nos abrigue na terceira idade”, disse. “Então, precisamos ter uma idade mínima”, completou.

“Previdência é um seguro, para a perda de capacidade laboral. Não é uma repetição do salário da ativa necessariamente. Para aqueles que ganham menos sim, porque já ganham um salário mínimo. Agora, aqueles que ganham R$ 30 mil, não pode ter essa integralidade, essa paridade do inativo com o ativo. Isso não é bom para nós”, falou Moreira. “Por isso que tem um teto do INSS”.

Segundo ele, a meta é aprovar a proposta no plenário da Câmara no primeiro semestre. Por isso, está trabalhando nos números da reforma e quer ainda ouvir os líderes do Congresso para “construir uma unidade”.

“Todo esforço será feito para cumprir a meta que estabelecemos que é aprovar na Câmara a PEC no primeiro semestre. Esse é o objetivo. Se o relatório vai ser entregue no começo de junho, na primeira quinzena, o esforço é para aprovar no conjunto”, respondeu ao ser questionado se conseguiria apresentar seu relatório na comissão no início de junho.

De acordo com Moreira, será papel do relator ouvir, “criar as condições adequadas e fazer um relatório que possa ser aprovado na comissão e especialmente com um bom resultado fiscal e corrigindo as injustiça que tem no sistema”.

Ele afirmou que hoje há um problema fiscal grave no País e que isso leva um tempo para ser corrigido. Moreira afirmou ainda que está começando a trabalhar em cima do relatório. “Temos de criar as condições que vá ao plenário no tempo adequado para se ter a maioria (votos)”, declarou.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.