Prefeitura alerta para chuva forte e alagamentos em SP

Há previsão de transbordamento de rios e córregos e quedas de árvores em decorrência de possíveis rajadas de vento

  • Por Jovem Pan
  • 20/02/2020 18h31
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO As intensas precipitações serão provocadas pela passagem de uma frente fria pelo litoral paulista

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, alerta que fortes chuvas cairão sobre a cidade nas próximas horas desta quinta-feira (20). As intensas precipitações serão provocadas pela passagem de uma frente fria pelo litoral paulista.

Assim, são esperados elevados volumes de precipitação generalizada até a madrugada. Há previsão de transbordamento de rios e córregos, alagamentos intransitáveis e quedas de árvores em decorrência de possíveis rajadas de vento. O potencial para deslizamentos de terra em áreas de risco também é elevado, em função do solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

  •  Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Término do estado de atenção para alagamentos na Zona Leste

Áreas de instabilidade formadas pelo calor e umidade, associadas à aproximação de uma frente fria, causaram chuva forte na Zona Leste, mas perderam força às 12h41 desta quinta-feira. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura mostraram apenas precipitação leve.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.