Prefeitura de São Paulo antecipa cinco feriados para conter avanço da pandemia; confira o calendário

Medida visa reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, diminuir a taxa de transmissibilidade do coronavírus; Bruno Covas confirmou a primeira morte na fila de espera por leitos

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2021 12h44 - Atualizado em 19/03/2021 17h34
WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO Passageiros aguarda para entrar no metrô de São Paulo São Paulo tem batido recortes diários de mortes por Covid-19 e já tem 88% dos leitos de UTI ocupados

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou, nesta quinta-feira, 18, durante coletiva de imprensa, a antecipação de cinco feriados visando diminuir a circulação de pessoas na capital e, consequentemente, conter o avanço da pandemia do coronavírus. “Momento de extrema gravidade que passa a cidade de São Paulo. Nós tivemos hoje o primeiro caso registrado na capital de uma pessoa que faleceu sem conseguir ser atendida”, disse o prefeito, que já havia antecipado a informação pela manhã. O paciente, de 22 anos, deu entrada no Pronto-Atendimento 2 de São Mateus, no dia 11 de março. Ele relatou que há sete dias sofria de dispneia e havia testado positivo para a doença. O secretário de Saúde, Edson Aparecido, apontou que o paciente foi atendido pela hospital imediatamente.

“Foi feito um raio-x do tórax que evidenciou infiltrados bilateralmente. Devido à obesidade do paciente e ao desconforto respiratório, a equipe médica optou por manter o paciente em observação”, detalhou. O paciente foi inserido no CROSS no dia 12 de março e foi iniciada a procura, junto ao Estado, de um leito. “Durante esse período, apesar de todos os esforços e recursos disponíveis para a manutenção de um estado clínico melhor do paciente, ele chegou a uma saturação de 77%, mesmo com suporte de oxigênio”, contou Edson. A equipe médica conseguiu a transferência para a unidade com um ventilador mecânico. O paciente foi levado para a sala de urgência, sedado e entubado, mas entrou em parada cardiorrespiratória no dia 13. No mesmo dia, a equipe conseguiu uma vaga em um hospital-Covid, porém o paciente já havia falecido.

Segundo Covas, 475 pessoas estão aguardando leitos na cidade de São Paulo. Na quarta-feira, 17, esse número era de 395. Covas anunciou 640 novos leitos. Outros 555 leitos já haviam sido anunciados na semana passada. O último boletim da Secretaria de Saúde do Município mostra que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na quarta-feira, 17, era de 88%. Para leitos de enfermaria, o índice era de 77%. “É a quantidade ainda imensa de pessoas circulando pela rua que tem feito com que a gente tenha uma alta taxa de transmissibilidade do vírus e fazendo com que todos fiquem infectados ao mesmo tempo”, afirmou o prefeito.

Para conter a circulação, o município vai repetir a antecipação dos feriados municipais que foi aplicada em 2020. Serão antecipados os dois feriados municipais de 2021, Corpus Christi e Consciência Negra, e os três de 2022, 25 de janeiro, Corpus Christi e Consciência Negra. A antecipação será iniciada no dia 26, sexta-feira. “Teremos um prazo que vai do dia 26, sexta-feira, até o dia 4 de abril, domingo, sem dia útil para poder, justamente, forçar a cidade de São Paulo a parar. A cidade que nunca parou a cidade que trabalha, a cidade que é a soma e os esforços de vários migrantes e imigrantes, precisa parar para que a gente não tenha mais casos como esses”, disse. Durante as próximas duas semanas, o horário de rodízio de automóveis será alterado. Ao invés do rodízio ser das 7 horas às 10 horas e das 17 horas às 20 horas, será liberada a circulação entre esses dois horários para que as pessoas possam ter a opção de não depender apenas do transporte público. O horário do rodízio será alterado para 20 horas até as 5 horas. A medida passa a valer a partir da segunda-feira, 22.

Confira o calendário:

  • 26 de março, sexta-feira – Feriado antecipado (Corpus Christi 2021)
  • 27 de março, sábado – Fim de semana;
  • 28 de março, domingo – Fim de semana;
  • 29 de março, segunda-feira – Feriado antecipado (Dia da Consciência Negra 2021)
  • 30 de março, terça-feira – Feriado antecipado (Aniversário de São Paulo 2022)
  • 31 de março, quarta-feira – Feriado antecipado (Corpus Christi 2022)
  • 1º de abril, quinta-feira – Feriado antecipado (Dia da Consciência Negra 2022)
  • 2 de abril, sexta-feira – Mantida a Sexta-Feira da Paixão
  • 3 de abril, sábado – Fim de semana;
  • 4 de abril, domingo – Fim de semana.

Outros anúncios

Bruno Covas afirmou que o município está fazendo parte do consórcio para compra de vacinas organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). De acordo com o prefeito, após a autorização da Câmara Municipal, a Prefeitura já iniciou as tratativas com empresas para garantir o fornecimento de vacinas para a capital. O secretário de Saúde, Edson Aparecido, detalhou que as conversas estão sendo realizadas com a Janssen para a aquisição de 5 milhões de doses. Para tentar suprir a falta de leitos, Aparecido informou que o Hospital de Catástrofe do Jabaquara será transformado, nas próximas 24 h, inteiramente em um hospital-Covid com 360 leitos. Serão 100 leitos de UTI e 260 de enfermaria. No Hospital de Catástrofe do Itaquera, serão implantados 180 leitos: 130 de UTI e 50 de enfermaria. O Hospital Storopolli, na Vila Maria, também será transformado em um hospital-Covid.

O prefeito também atualizou sobre a situação do pagamento do auxílio emergencial. Foi publicado no Diário Oficial do Município a autorização de um monte de meio bilhão de reais dos cofres para, na semana que vem, ser iniciado o pagamento do auxílio emergencial da cidade de São Paulo. O contrato com a Caixa Federal deve ser assinado ainda nesta quinta. O número de cestas básicas entregues diariamente será triplicado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.