Prefeitura de SP libera trânsito de carros e caminhões em viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros

  • Por Jovem Pan
  • 16/03/2019 13h40 - Atualizado em 16/03/2019 13h50
Marcelo Gonçalves/Estadão Conteúdo Nos testes desta manhã foram usados 45 caminhões carregados com pedras – cada um pesava 28 toneladas

Após realizar testes durante a manhã, o viaduto que havia cedido na Marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, foi reaberto na tarde deste sábado (16). A previsão anterior era de que o local voltaria a seu funcionamento integral na segunda-feira (18).

A reabertura ocorre pouco mais de quatro meses após a via ter cedido. Agora estão liberados os acessos de carros e caminhões, entretanto, na velocidade em que as antigas placas sinalizavam: 70 km/h. A partir deste domingo (17), a velocidade limite será de 90 km/h, já com uma nova sinalização.

Aos jornalistas neste sábado, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), confirmou a liberação antecipada: “desde a manhã fazendo testes de cargas os resultados estão dando de acordo com os modelos matemáticos elaborados. Não vamos mais liberar na segunda, vamos liberar no dia de hoje para carro e caminhão. Dois meses antes do planejado inicialmente que seria 15 de maio”.

Nos testes desta manhã foram usados 45 caminhões carregados com pedras – cada um pesava 28 toneladas. Eles foram estacionados a 200 metros de distância do local onde o viaduto cedeu.

Após este primeiro teste, os veículos pesados foram estacionados bem acima da viga que agora compõe o pilar de sustentação e que chegou a ruir de forma parcial em novembro do ano passado.

No teste dinâmico, uma carreta de 60 toneladas se deslocou sobre o viaduto.

“Como a gente disse logo que anunciou que seria possível antecipar, é porque parte das obras vão continuar, são obras de requalificação, que podem ser feitas com ele [viaduto] sendo utilizado”, explicou Covas.

No próximo dia 12, segundo o prefeito, será anunciado o vencedor da licitação da obra que será complementar a essa que terminou neste sábado. O custo estimado será de R$ 26,5 milhões. “O valor é menos de 40% do que seriam os R$ 70 milhões caso tivesse de demolir e construir um novo viaduto”, disse o tucano.

O viaduto

A via, em frente ao Parque Villa Lobos, cedeu na madrugada do dia 15 de novembro. Cinco carros que passavam pelo local no momento presenciaram o nível do viaduto baixar e alguns veículos até ficaram danificados, e duas pessoas levemente feridas.

Ponte na Marginal Tietê

O prefeito aproveitou a ocasião para responder questionamentos de jornalistas. Entre estes estava a dúvida sobre a liberação do viaduto que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra, vindo da Marginal Tietê. De acordo com Covas, os testes de cargas já foram concluídos e nos próximos dias serão anunciados os próximos passos. “Dia 22 anunciamos qual o cronograma de liberação da Marginal Tietê”, afirmou o prefeito.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.