Reforma da Previdência passa por primeira sessão de debates em segundo turno

Antes da proposta ser votada em segundo turno, previsto para 22 de outubro, são necessárias três sessões de discussão em plenário

  • Por Jovem Pan
  • 10/10/2019 14h58
Agência Brasil

A reforma da Previdência passou nesta quinta-feira (10) pela primeira das três sessões de discussão em plenário, antes da votação em segundo turno, prevista para o dia 22 de outubro.

A principal mudança prevista na PEC 6/2019 é a fixação de uma idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres) para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada se tornarem segurados após a promulgação das mudanças.

Além disso, o texto estabelece o valor da aposentadoria a partir da média de todos os salários, em vez de permitir a exclusão das 20% menores contribuições.

Cumprida a regra de idade, a aposentadoria será de 60% com o mínimo de 15 anos de contribuição. Cada ano a mais eleva o benefício em dois pontos percentuais, chegando a 100% para mulheres com 35 anos de contribuição e para homens, com 40.

O texto foi aprovado em primeiro turno no início de outubro. O placar foi de 56 votos a 19. Eram necessários pelo menos 49 dos 81 votos.

*Com informações da Agência Senado