Primeiro-ministro de Israel parabeniza Bolsonaro por projeto de mudar embaixada para Jerusalém
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), pela intenção de mudar a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Em uma publicação em seu perfil no Twitter nesta quinta-feira (1), o premiê classificou o ato como “passo histórico”.
“Felicito o meu amigo, o novo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, por sua intenção de transferir a embaixada brasileira para Jerusalém. Este é um passo histórico, certo e emocionante”, escreveu Netanyahu.
מברך את ידידי נשיא ברזיל הנכנס, ז'איר בולסונארו, על כוונתו להעביר את שגרירות ברזיל לירושלים. זהו צעד היסטורי, נכון ומרגש!
— Benjamin Netanyahu (@netanyahu) November 1, 2018
Também nesta quinta, Bolsonaro reafirmou a intenção de promover a mudança quando assumir a presidência da República. “Como afirmado durante a campanha, pretendemos transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Israel é um Estado soberano e nós o respeitamos”, escreveu em seu Twitter.
Como afirmado durante a campanha, pretendemos transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Israel é um Estado soberano e nós o respeitamos.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 1, 2018
A polêmica medida segue a decisão tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que também mudou a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém.
Na prática, o movimento reconhece que Jerusalém é a capital do Estado de Israel. A cidade é disputada por israelenses e palestinos, e o impasse nunca chegou a uma resolução.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.