Processo de cassação de Cunha deve ser julgado até o fim do ano, diz Araújo

  • Por Agência Estado
  • 14/10/2015 19h40
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou rompimento com o governo, durante entrevista (Antonio Cruz/Agência Brasil) Luis Macedo/ Câmara dos Deputados/Fotos Públicas Eduardo Cunha- microfone jp 1

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), previu nesta quarta-feira, 14, que o processo de cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve ser julgado pelo colegiado até o fim deste ano. O parlamentar também informou que entregará ainda nesta quarta à Mesa Diretora o pedido protocolado nessa terça, 13, pelo PSOL e Rede, pedindo a cassação de Cunha por quebra de decoro parlamentar.

“Acho que está mais propenso a acabar este ano. Porque é um processo que a sociedade reclama, nós todos queremos (a apuração) e o Conselho de Ética não quer ficar com esse problema na mão”, afirmou o parlamentar em entrevista à imprensa nesta quarta-feira. Araújo explicou que, após receber o requerimento, a Mesa Diretora terá até três sessões plenárias para protocolar e numerar o pedido e, em seguida, enviá-lo de volta para o Conselho de Ética. 

De acordo com o deputado, a Mesa deverá devolver o processo para o conselho na terça-feira, 27. Ele disse que convocará reunião do conselho para a terça-feira seguinte, 3 de novembro. Nessa sessão, serão sorteados três deputados conselheiros, entre os quais o presidente do colegiado escolherá o relator do processo. O parlamentar destacou que devem ficar de fora do sorteio pelo menos três deputados, que são do PMDB ou do Rio de Janeiro, mesmo Estado de Cunha.

Araújo comentou que ligou para o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), integrante do colegiado, e pediu que ele também não participe do sorteio do relator, por ter concorrido à Presidência da Câmara como adversário de Eduardo Cunha no último pleito. “Conversei com ele até para que ele se preserve”, afirmou Araújo. De acordo com o presidente do Conselho de Ética, Delgado ainda não deu uma resposta.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.