Público nos cinemas brasileiros caiu 12% em 2018, segundo Ancine

  • Por Jovem Pan
  • 06/02/2019 11h01 - Atualizado em 06/02/2019 11h04
  • BlueSky
Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo sala cinema Levantamento com 3 mil salas de cinema apontou que 80% dos ingressos vendidos em 2019 eram meia-entrada

A Agência Nacional do Cinema divulgou que o público brasileiro viu menos filmes em 2018 do que no ano anterior. A venda de ingressos para as salas em geral caiu 12% no país, segundo o relatório.

Cerca de 160 milhões de pessoas foram ao cinema em 2018, frente a 184 milhões em 2017. A arrecadação foi de 2,4 bilhões de reais, quase 300 milhões a menos do que no período anterior. É o segundo ano consecutivo de queda, depois de sete anos de crescimento no setor.

O estado de São Paulo lidera a lista de público, com 54 milhões de ingressos vendidos.

Filmes brasileiros

Para o mercado nacional, no entanto, o cenário foi positivo. Os filmes brasileiros renderam 25% a mais ao setor, com a arrecadação subindo de R$240 milhões em 2017 para R$282 milhões em 2018.

O aumento foi puxado pelo recorde de público de “Nada a Perder”, que conta a história do líder da Igreja Universal, Edir Macedo. Segundo o relatório, a obra vendeu 11 milhões de ingressos em 2018. A cinebiografia só ficou atrás de “Vingadores: Guerra Infinita”, com 14 milhões de bilhetes.

Obras de ficção e animações nacionais foram responsáveis por 23% do total de títulos exibidos em 13% de todas as sessões.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.