Rede pede cassação do deputado Nelson Meurer, condenado na Lava Jato

  • Por Estadão Conteúdo
  • 07/06/2018 19h04
Agência Câmara Agência Câmara Deputado foi o primeiro condenado pela Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF)
A Rede Sustentabilidade protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de cassação do deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), alegando quebra de decoro parlamentar. A representação foi protocolada na segunda-feira, 4, e chegou nesta quinta-feira, 7, ao Conselho de Ética.

O deputado foi o primeiro condenado pela Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele pegou 13 anos de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O parlamentar é acusado de ter recebido propina de R$ 29 milhões de esquema da Petrobras.

O documento da Rede diz que a conduta de Meurer pela qual foi condenado é “gravíssima” e “absolutamente incompatível com o exercício do mandato parlamentar”.

Em maio, a Segunda Turma do STF condenou, por 5 votos a 0, o deputado. Os ministros entenderam que ele foi beneficiado com repasses oriundos de uma caixa de propina administrados pelo doleiro Alberto Youssef, envolvendo a diretoria de abastecimento da Petrobras.

“O envolvimento – comprovado, julgado e condenado pelo STF – de um deputado federal em esquemas de desmonte da Petrobras é um atentado ao Brasil e, portanto, ele perdeu qualquer condição de representar o povo brasileiro”, afirmou o assessor legislativo da Rede, Giovanni Mockus.

Procurado, Meurer não respondeu à reportagem até a publicação desta matéria.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.