Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta
As novas regras de Carteira Nacional de Habilitação passam a valer nesta sexta-feira (9). As renovações do documento acontecem de maneira automática. Para ter direito ao benefício, o motorista deve estar Registrado Nacional Positivo de Condutores, que não tenha cometido infrações nos últimos 12 anos. A regra não vale para quem tem mais de 70 anos ou quem tem a validade reduzida por recomendação médica. Acima de 50 anos o benefício vale apenas uma vez. Além disso, no final do ano passado, foi aprovado o da necessidade de aulas em autoescolas. O Ministério dos Transportes afirma que as mudanças podem reduzir em até 80%.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Veja as principais mudanças:
Abertura do processo
Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Aulas teóricas
O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online gratuitamente. Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Aulas práticas
A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas. O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas. Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas.
Provas
Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH. Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran.
Instrutores
Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente. A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.
*Com informações da Agência Brasil
[jp-related-posts ids=”2094100,2094098,2094081″]
continue lendo
Brasil
Chuva derruba 28 árvores em São Paulo; 31 mil estão sem luz
A Defesa Civil mantém situação de atenção em todo o Estado diante da passagem de uma frente fria e emitiu um boletim especial para as chuvas
- Homem morre após carro saltar e capotar duas vezes em Santa Catarina Estadão Conteúdo · há 12 horas
- SP tem chuva no 1º dia de feriado prolongado; veja previsão do final de semana Estadão Conteúdo · há 15 horas
- ONS avalia acionar plano emergencial de energia elétrica durante o feriado Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Interrogatório de tenente-coronel acusado de matar esposa é adiado pela terceira vez Jovem Pan · há 22 horas