Secretária do Ministério da Saúde diz que vacina para crianças é segura
Rosana Leite de Melo enviou nota técnica ao STF na qual destaca que não foi verificada ‘nenhuma preocupação séria’ durante testes com menores de 12 anos
Rosana Leite de Melo, secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, assinou uma nota técnica em que referenda a vacinação em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com o documento, que foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), não há suspeita que pese contra a imunização de menores de 12 anos. “Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, diz o documento. A recomendação da secretária, nomeada na gestão de Marcelo Queiroga, colide com a posição do governo federal, que se posiciona contra a inclusão de crianças sem prescrição médica no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Obrigado por uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, o governo do presidente Jair Bolsonaro tem até a quarta-feira, 29, para explicar a necessidade de recomendação médica para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no Brasil. O despacho foi assinado na última sexta-feira, 24, horas depois de a Rede Sustentabilidade acionar a Corte pedindo que a gestão federal fosse obrigada a disponibilizar os imunizantes para o público infantil “independentemente” da apresentação do documento.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.