Liberdade Econômica: Senado aprova MP e retira trecho sobre trabalho aos domingos

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2019 20h30 - Atualizado em 21/08/2019 20h32
Marcos Oliveira/Agência Senado Plenário do Senado Federal

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (21) o texto da Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881/2019). O trecho que previa a autorização para o trabalho aos domingos e feriados, no entanto, foi derrubado.

Essa permissão, aprovada na Câmara dos Deputados, era defendida pelo governo, mas causou polêmica nas discussões do Senado. Como a MP perde a validade na próxima terça (27), o governo preferiu recuar e concordar com a retirada da autorização para garantir a votação da medida a tempo.

Entenda as mudanças

O texto aprovado na Câmara autorizava o trabalho aos domingos e feriados irrestritamente e previa uma folga aos domingos por mês. Atualmente, o trabalho aos domingos depende de acordos e convenções de cada categoria. No comércio, por exemplo, há em algumas localidades permissão para o trabalho, desde que haja uma folga a cada três domingos.

Senadores já tinham anunciado nos bastidores um acordo para aprovar a MP retirando essas mudanças feitas sobre o trabalho aos domingos, trecho considerado um “jabuti”.

Dessa forma, como não há modificação nem acréscimo, apenas supressão, o texto não tem de voltar para a Câmara e segue diretamente para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.