Senado aprova o Dia Nacional do Ciclista

  • Por Jovem Pan
  • 31/10/2017 12h05 - Atualizado em 31/10/2017 12h43
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Pais de Pedro Davison, atropelado por um motorista embriagado em 2006, prestam homenagem ao filho no Dia Nacional do Ciclista

Foi aprovado pelo Senado Federal um projeto de lei oriundo da Câmara (76/2017), que institui o dia 19 de agosto como o Dia Nacional do Ciclista. O projeto vai à sanção presidencial.

A data foi escolhida para lembrar o jovem ciclista Pedro Davison, atropelado por um motorista embriagado, em Brasília, no ano de 2006. O projeto é de autoria do deputado federal Lúcio Vale (PR/PA).

O relator do projeto no Senado, Cristovam Buarque (PPS-DF), que chegou a pedir a urgência da medida, foi favorável à iniciativa.

“Os autores justificam que o projeto visa a aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito, além de promover o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural”, escreveu Buarque no relatório.

O projeto visa a “nos lembrar da importância do convívio harmônico entre condutores de veículos motorizados, ciclistas e pedestres”.

O senador relembra ainda que “o dia 19 de agosto já é amplamente reconhecido e adotado pela sociedade como o dia do ciclista, conforme se verifica pelas notícias referentes à data”.

“A instituição oficial da data, por lei federal, não poderá trazer de volta o saudoso jovem biólogo Pedro Davison e outras vítimas da violência no trânsito brasileiro, mas certamente servirá para conscientizar a sociedade da necessidade de harmonia e convivência pacífica entre todos, além de contribuir para a democratização do uso da bicicleta em nosso país”, disse Buarque.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.