‘Serei exonerado’, diz diretor do Inpe após desconforto com Bolsonaro

  • Por Jovem Pan
  • 02/08/2019 12h03 - Atualizado em 02/08/2019 12h44
Divulgação/Academia Brasileira de Ciências Mandato de diretor vai até 2020

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Magnus Osório Galvão, declarou, nesta sexta-feira (2), que será exonerado do cargo. Ele se envolveu em uma polêmica com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) após o mesmo rebater os dados de desmatamento divulgados pelo órgão, os quais classificou como “mentirosos”.

Na data, Galvão criticou a postura de Bolsonaro, ressaltando a credibilidade internacional do instituto e enfatizando que o presidente precisava entender que não pode falar em público “como se estivesse em um botequim”. Hoje (2), o diretor disse que, por causa de suas falas, deverá ser demitido: “Minha fala sobre o presidente gerou constrangimento, então eu serei exonerado”, disse.

Galvão, que tem 71 anos trabalha no Inpe desde 1970 e seu mandato como diretor termina apenas no ano que vem. Nesta quinta-feira (1), durante uma coletiva de imprensa, Bolsonaro considerou a exoneração, dizendo que poderia “tomar uma decisão mais drástica” sobre o diretor, que supostamente divulgou dados equivocados sobre o desmatamento no Brasil.

“Se quebrar confiança vai ser demitido sumariamente, não tem desculpa para nenhum subordinado ao governo divulgar dado com esse peso de importância para o nosso Brasil. A questão de perder a confiança, no meu entender é uma pena capital. Nem na vida particular convivemos com pessoas que perdemos confiança. Temos muita responsabilidade em identificar se houve má fé ou não”, avaliou Bolsonaro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.