STF nega recurso para retirar de Moro processo contra mulher e filha de Cunha

  • Por Agência Brasil
  • 22/06/2016 19h03
Brasil, Brasília, DF, 05/11/2015. O presidente da Camara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e sua esposa, Claudia Cruz, durante visita oficial do príncipe Akishino, acompanhado da princesa Kiko, no Salão Nobre. - Crédito:DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:189200 DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Claudia Cruz

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (22) recurso para retirar do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, a competência para julgar a mulher e a filha do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O julgamento ocorreu durante a sessão que julgou a abertura de ação penal contra o parlamentar.

A defesa dos parentes de Cunha alegou que, apesar de não terem foro por prerrogativa de função no STF, Cláudia Cruz e Danielle Cunha, mulher e filha do deputado, respectivamente, devem responder às acusações na Corte, devido à ligação dos fatos.

A questão está vinculada com a denúncia contra Cunha que está sendo julgada hoje pela Corte. De acordo com a denúncia, Claudia Cruz e Danielle Cunha são citadas como beneficiárias das contas atribuídas ao deputado na Suíça.

No dia 15 de março, o ministro Teori Zavascki atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e desmembrou a investigação, deixando somente a parte do inquérito referente ao presidente da Câmara no Supremo.

No dia 9 de junho, Moro recebeu denúncia apresentada pela força-tarefa de procuradores da Operação Lava Jato contra Cláudia Cruz e outros investigados que viraram réus.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.