Telegram alerta para ‘ataque poderoso’ na plataforma nesta quarta

  • Por Jovem Pan
  • 12/06/2019 10h39
Reprodução / Telegram Telegram é considerado principal alternativa ao WhatsApp

Após vazamentos de conversas envolvendo Sergio Moro e o procurador Deltan Dellagnol, o Telegram informou, nesta quarta-feira (12), que a plataforma de troca de mensagens sofreu um ataque “poderoso” de DDoS (Distributed Denial of Service, algo como uma interferência no tráfego de mídia). O aviso diz que usuários nas Américas e em outros países podem passar por problemas de conexão.

Para exemplificar, o Telegram explicou que o ataque sobrecarrega servidores com ações que brecam o aplicativo de processar ações que são legítimas.

A metáfora é de que hamsters entram na sua frente em uma fila do McDonald’s e pedem um Whopper, sanduíche do Burger King. Enquanto o atendente explica que eles vieram para o lugar errado, ele não está te vendo na fila, com um pedido de verdade.

No entanto, o Telegram afirma que apenas os servidores são sobrecarregados, mas os dados privados não foram afetados. Mais tarde, a plataforma informou que a situação foi normalizada.

Caso Moro

Na terça-feira (11), o Telegram se manifestou sobre uma possível falha de segurança que teria resultado no vazamento de dados do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. O ex-juiz da Lava Jato teve conversas realizadas na plataforma divulgadas pelo site The Intercept Brasil no último domingo (9).

No tweet, o Telegram afirma que “não há evidência de qualquer invasão aos servidores” e reforça que é mais provável o uso de um software mal-intencionado ou falha do usuário no uso do aplicativo ao não habilitar a verificação em duas etapas, recurso que garante mais segurança.

No comunicado, a empresa ainda reforça que as mensagens trocadas pelo aplicativo passam por uma tecnologia de criptografia ponto a ponto, isto é, que não permite a visualização do conteúdo no ‘meio do caminho’ entre emissor e receptor. Isso permite que o conteúdo seja visualizado apenas por quem escreve e quem recebe a mensagem.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.