Temer envia ao Senado indicação de Ilan Goldfajn à presidência do BC

  • Por Estadão Conteúdo
  • 20/05/2016 10h18
Agencia Brasil Ilan Goldfajn

O presidente Michel Temer formalizou, nesta sexta-feira (20), a indicação do economista Ilan Goldfajn para exercer o cargo de presidente do Banco Central do Brasil. A mensagem de envio do nome de Goldfajn para a apreciação do Senado Federal está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A indicação de Goldfajn ao BC foi anunciada, de maneira formal, na última terça-feira (17), pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Até a oficialização do convite, Ilan ocupava o posto de economista-chefe do Itaú-Unibanco. Para assumir o BC, ele precisará passar por uma sabatina no Senado e ter o nome aprovado em comissão e em plenário da Casa. A transição de cargo com Alexandre Tombini deve ser gradual e levar cerca de um mês. Tombini segue no comando do BC até a nomeação do novo dirigente, conforme Meirelles explicou em coletiva. 

Economista com mestrado pela PUC-Rio e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o futuro presidente foi consultor do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização das Nações Unidas, além do governo brasileiro e do setor privado. Ele também exerceu o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central, entre 2000 e 2003, durante a gestão de Armínio Fraga, quando foi adotado o sistema de metas para a inflação. 

A expectativa é que o nome seja aprovado pelos senadores antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para ocorrer nos dias 7 e 8 de junho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.