Temer nomeia Alexandre Cordeiro Macedo para a Superintendência-Geral do Cade

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2017 13h21
Divulgação/CADEAlexandre Cordeiro Macedo foi secretário-executivo do Ministério das Cidades durante o Governo Dilma

O presidente Michel Temer nomeou como Superintendente-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Alexandre Cordeiro Macedo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24).

Alexandre Cordeiro Macedo foi secretário-executivo do Ministério das Cidades durante o Governo Dilma. Segundo Andréia Sadi, da TV Globo, Macedo é ligado ao PP e seu nome foi exigência do partido e avalizado pelo senador Ciro Nogueira e pelo líder da sigla na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro.

A assessoria de Macedo confirma que ele é apadrinhado de Ciro Nogueira, mas afirma que a nomeação é técnica, e justifica, na época de sua indicação, que ele está no órgão há dois anos.

Entre as funções do Cade está a investigação de crimes contra a ordem econômica e a possibilidade de assinaturas de acordos de leniência com empresas para investigar irregularidades em cartéis, por exemplo.

Será papel de Macedo analisar os processos que chegam ao Cade e sugerir ao Tribunal do órgão as medidas contra empresas e pessoas físicas. O ex-secretário-executivo do Ministério das Cidades ficará dois anos à frente da Superintendência-Geral do órgão.