Temer responde Renan e diz que respeito institucional é essência da política

  • Por Agência Brasil
  • 30/04/2015 18h41

O vice-presidente da RepúblicaO vice-presidente da República

O vice-presidente da República, Michel Temer, divulgou há pouco uma nota à imprensa em resposta às declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros, de que a coordenação política do governo não pode se transformar em uma “articulação de RH [recursos humanos]” para “distribuir cargos e boquinhas”. Temer disse que não vai usar o cargo que ocupa para agredir autoridades de outros Poderes.

“Respeito institucional é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura. Não estimularei um debate que só pode desarmonizar as instituições e os setores sociais”, escreveu o vice-presidente, que desde o início deste mês acumula as funções de articulação política do governo, após a extinção do cargo de ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

Na nota, Michel Temer disse que o Brasil vive um momento histórico, e que por isso precisa “de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados”. Durante entrevista à imprensa nesta manhã, Renan Calheiros disse que não indicaria cargos ao Executivo, por ser este um papel incompatível com um Senado independente.

“Trabalho hoje com o objetivo de construir a estabilidade política e a harmonia ensejadoras da retomada do crescimento econômico em benefício do povo brasileiro. Se outros querem sair desta trilha, aviso que dela não sairei”, escreveu Michel Temer.