Traficantes sequestram ônibus e incendeiam veículo na Ilha do Governador após operação policial

Coletivos foram usados como barricadas para fechar ruas da região; criminosos chegaram a lançar uma granada no início do confronto, mas não houve feridos

  • Por da Redação
  • 18/08/2025 15h01
  • BlueSky
Érica Martin/Agência O Dia/Estadão Conteúdo Ôniubus queimado por criminosos durante operação policial no Rio de Janeiro Ônibus queimado por criminosos durante operação policial no Morro do Dendê, Rio de Janeiro

Criminosos da Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, sequestraram ao menos 12 ônibus e incendiaram um deles na manhã desta segunda-feira (18), em reação a uma operação da Polícia Militar no Morro do Dendê. Veículos foram usados como barricadas para fechar ruas da região, incluindo a Estrada da Cacuia e a Avenida Paranapuan, já liberadas pela PM. A ação policial, conduzida pelo 17º BPM (Ilha do Governador) com apoio de unidades da Maré e do Méier, prendeu quatro suspeitos e apreendeu quatro fuzis.

Segundo a corporação, criminosos chegaram a lançar uma granada no início do confronto, mas não houve feridos. Outras seis pessoas foram detidas portando paus e pedras, suspeitas de planejar ataques a coletivos. De acordo com o Rio Ônibus, ao menos 19 linhas tiveram itinerários alterados. Motoristas relataram momentos de pânico durante a abordagem dos criminosos, que obrigaram condutores a atravessar os veículos nas vias. Lixeiras também foram incendiadas em diferentes pontos do bairro.

Fuzis apreendidos pela PM durante operação (Érica Martin/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)

A operação tinha como objetivo retirar barricadas erguidas pelo tráfico de drogas no Dendê, dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Até agora, em 2025, segundo o sindicato de empresas de ônibus, 99 coletivos já foram sequestrados e três incendiados no Rio.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As secretarias municipal e estadual de Educação informaram que as escolas da região funcionaram normalmente, mas ao menos cinco colégios particulares suspenderam as aulas. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que quatro unidades no entorno do Dendê restringiram atividades externas, como visitas domiciliares, mantendo o atendimento interno.

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.