Transformador pega fogo e causa apagão em rua de SP

Moradores e comerciantes sofrem com falta de energia há uma semana na região de Pinheiros; ‘Vidas estão em risco’, diz dona de confeitaria ao site da Jovem Pan

  • Por Jovem Pan
  • 23/11/2023 21h06 - Atualizado em 23/11/2023 21h11
Reprodução/Arquivo pessoal Transformador explodiu no bairro do Jardins Transformador explodiu no bairro do Jardins

Um transformador de energia elétrica pegou fogo na rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros, em São Paulo, nesta quinta-feira, 23. De acordo com uma comerciante da região, a explosão deixou os moradores no escuro e provocou uma “chuva de óleo”. Ao site da Jovem Pan, Mariana Gorski, uma das donas da Confeitaria Dama, uma doceria da região, relatou que este não foi o primeiro incidente desta natureza. Segundo a empresária, a concessionária Enel trocou dois transformadores após uma explosão na semana passada, mas o problema não foi solucionado. “É algo que já vem acontecendo desde quinta-feira passada. Temos três transformadores na frente da doceria para sustentar energia. Na semana passada, começou pegar fogo em dois transformadores. Eles [funcionários da Enel] vieram fazer a troca na segunda-feira. Não sei se a carga era inferior aos anteriores. Um deles também não sustentou e pegou fogo. Ontem, eles trocaram por um outro transformador, mas a carga parece ser inferior. Houve mais um incêndio, chuvas de óleo… Começou a borbulhar e jorrar óleo para fora. Nosso receio é o óleo”, contou Mariana.

“Nós ligamos na Enel, mas eles não resolvem. Eles vão empurrando, consertam com uma carga baixa e volta com o mesmo problema. Isso é sabido pelo próprio pessoal da equipe de manutenção. Eles fazem a vistoria, mas quem faz a troca de transformador é outra equipe. A equipe da vistoria já havia falado que precisava de um transformador mais potente. O problema é quantidade de óleo que começou a vazar na rua. As vidas das pessoas que estão em risco. O óleo está na minha calçada e tem um cheiro muito forte. Estamos super chateados”, continuou a empresária, que precisou comprar geradores para manter seu negócio aberto. O site da Jovem Pan procurou a assessoria de comunicação da Enel, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.