Wellington Dias está matematicamente eleito governador do Piauí
O candidato Wellington Dias (PT) venceu a disputa para o governo do Piauí, com 63,51% dos votos válidos. Zé Filho (PMDB) ficou em segundo lugar, com 32,99%. Até agora, foram apurados 87,24% das urnas. Os votos brancos somam 3,5% e os nulos, 8,7%
Dias já governou o estado por dois mandatos consecutivos, entre 2002 e 2010, quando se afastou para disputar uma vaga para o Senado. No último pleito, foi eleito o senador mais votado do estado, com quase um milhão de votos.
Bancário e radialista, Wellington Dias começou na vida pública como sindicalista filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT). É filiado ao PT desde 1985. Na política, o primeiro cargo eletivo foi de vereador de Teresina, em 1992. Em 1994, foi eleito deputado estadual e presidente regional do PT.
Dias se elegeu deputado federal em 1998. Renunciou ao mandato em 2002, para disputar e vencer as eleições para o Executivo estadual. Em 2010, novamente renunciou para se candidatar senador.
Wellington Dias é casado com a deputada estadual Rejane Dias e tem três filhos. Terá como vice no novo mandato a deputada Margarete Coelho (PP). Além de PT e PP, a chapa também recebeu apoio do PTB, PHS, PR, PROS, PRP e SD.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.