Bulgária avança na construção de cerca na fronteira com a Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2015 18h21

Sófia, 2 set (EFE).- A Bulgária avança na construção de uma cerca ao longo da fronteira com a Turquia para conter a chegada em massa de refugiados e calcula que metade das obras deve estar pronta antes do próximo inverno (dezembro), informou a ministra de Interior búlgara, Rumyana Bachvarova.

No parlamento, Bachvarova anunciou que acaba ser concluída a construção de um trecho de 20 quilômetros de extensão, que se somam aos 30 quilômetros já existentes.

O governo da Bulgária decidiu no início deste ano prolongar a cerca existente em aproximadamente 100 quilômetros ao longo da fronteira com a Turquia, com a qual compartilha 259 quilômetros, principalmente de florestas e campos.

Bachvarova afirmou que até o momento as autoridades conseguem registrar todas as pessoas que chegam.

Nos últimos dias, a Bulgária reforçou a segurança em suas fronteiras com Turquia, Grécia e Macedônia com forças policiais adicionais e efetivos da gendarmaria e do exército, com o objetivo de enfrentar a crescente chegada de refugiados.

Além disso, patrulhas da polícia e da gendarmaria fazem controles em todas as estradas do sul da Bulgária que levam à fronteira com a Turquia.

As autoridades de Sófia afirmam que o número de imigrantes duplicou em relação ao ano passado.

Segundo a Agência Estatal para os Refugiados, quase 10 mil pessoas pediram asilo na Bulgária desde janeiro e a previsão é que esse número chegue a 13 mil no fim de ano.

Os solicitantes de asilo na Bulgária vêm majoritariamente da Síria e do Iraque. Até o momento, nos seis centros de amparo na Bulgária foram hospedadas cerca de 4.000 pessoas, a metade cidadãos sírios. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.