Câmara retira do Minhocão nome de presidente da ditadura

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/06/2016 10h37
Reprodução/Minhocão.org Minhocão

A Câmara Municipal paulistana decidiu, na última quarta-feira (22), mudar o nome do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, para Elevado Presidente João Goulart. O projeto de lei aprovado retira a atual denominação do presidente da ditadura militar, Artur da Costa e Silva (1967-1969), e substitui-o pelo do presidente deposto pelos militares, João Goulart (1961-1964).

De autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), o PL é de 2014. Agora, segue para sanção do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). A ideia propõe a revogação do Decreto 8.574, de 19 de dezembro de 1969, que denominou a via como Elevado Costa e Silva. 

Segundo justificativa de Gabriel, o presidente do regime militar “causou violência sem precedentes na história do País” ao aprovar, no final de 1968, o Ato Institucional número 5 (AI-5), decreto que dava fim a todos os direitos civis. 

O projeto foi aprovado, em primeira votação, no dia 8 de junho passado. Na ocasião, o vereador explicou à reportagem que foi relator da Comissão da Verdade na Câmara e que uma das determinações do grupo foi retirar dos logradouros os “nomes de torturadores e pessoas que causaram crimes à comunidade”.

Informalmente, o elevado é chamado de Minhocão e soma 45 anos de existência. Ao longo dos 3,4 quilômetros de extensão, percorre quatro distritos: Consolação, Santa Cecília, Perdizes e Barra Funda e liga os bairros a oeste da capital à zona leste.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.