Canadá oferece ajuda militar à Nigéria para localizar jovens sequestradas

  • Por Agencia EFE
  • 07/05/2014 20h31

Toronto (Canadá), 7 mai (EFE).- O Canadá ofereceu nesta quarta-feira à Nigéria aviões não tripulados e outros equipamentos militares para ajudar as autoridades do país africano a localizar e resgatar as mais de 200 jovens sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram há quase um mês.

“Se o Canadá tem equipamentos de vigilância que não existem na região e que podem ajudar a localizar estas jovens, estaremos dispostos a proporcioná-los”, disse no Parlamento o ministro das Relações Exteriores canandense, John Baird.

Baird acrescentou que a oferta dos aviões não tripulados está condicionada a que os equipamentos sejam operados por militares canadenses.

“Nossa preocupação é que não entregaremos os equipamentos militares a menos que possamos enviar os canadenses que possam operá-los de forma apropriada”, afirmou o chefe da diplomacia canadense.

Baird também declarou que uma das prioridades de política externa do Canadá são os “direitos de mulheres, direitos de meninas, a campanha contra casamentos de menores, a violência de gênero e o terrorismo”.

O ministro de Desenvolvimento Internacional do Canadá, Christian Paradis, se reuniu na terça-feira com o vice-presidente da Nigéria, Namadi Sambo, no país africano.

Durante a reunião, Sambo solicitou ajuda ao Canadá para resgatar as jovens, que o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, ameaçou vender como escravas.

O Boko Haram, que significa em línguas locais “a educação não islâmica é pecado”, luta para impor a “sharia”, ou lei islâmica, na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristão no sul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.