Candidato inesperado anuncia que vai concorrer à Presidência da Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2014 03h03

Bogotá, 7 mar (EFE).- A autoridade eleitoral da Colômbia informou nesta sexta-feira sobre a inscrição de um novo e inesperado candidato presidencial pelo Partido Opción Ciudadana, José Antonio Rocha Cardozo, que até agora não tinha se manifestado publicamente e confirmou sua candidatura pouco antes do fim do prazo.

Rocha Cardozo registrou seu nome junto com seu companheiro de chapa para a Vice-Presidência, José Álvaro Sánchez Ortega, que foi senador pelo Partido Liberal entre 2002 e 2006.

Com essa inscrição, o número de candidatos à Presidência nas eleições de 25 de maio subiu para seis, à espera do nome da Alianza Verde, que sairá das primárias do partido no próximo domingo e que deverá se apresentar às autoridades eleitorais até 14 de março.

Os candidatos inscritos até hoje são o atual presidente Juan Manuel Santos, pela coalizão da Unidad Nacional; Óscar Iván Zuluaga, pelo Centro Democrático; a conservadora Marta Lucía Ramírez; Clara López, pelo Polo Democrático Alternativo, e Aída Avella pelo Unión Patriótica, além de Rocha pelo Opción Ciudadana.

Zuluaga é apoiado pelo ex-presidente colombiano Álvaro Uribe (2002-2010), que concorre a uma cadeira no Senado nas eleições legislativas do próximo domingo.

Em uma entrevista à revista “Semana” em meados de fevereiro, o observador do partido Opción Ciudadana, Rubén Arango, denunciou a ausência de garantias políticas para sua legenda, que sofreu várias mudanças de nome e foi estigmatizado pelo fenômeno da “parapolítica” (ligações de políticos com grupos paramilitares).

O Opción Ciudadana já se chamou Convergencia Ciudadana e depois Partido de Integración Nacional (PIN), que abrigou cinco parlamentares investigados e condenados por sua relação com grupos paramilitares.

Até o dia 14 de março, os candidatos à Presidência da Colômbia poderão fazer modificações nas candidaturas inscritas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.