Caos no espaço aéreo britânico foi provocado por “falha sem precedentes”
Londres, 13 dez (EFE).- O caos que viveram na sexta-feira os principais aeroportos britânicos, com cancelamentos e atrasos de voos, foi provocado por uma falha informática sem precedentes no sistema de controle aéreo, informou neste sábado o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo do Reino Unido (NATS, na sigla em inglês).
Os aeroportos voltaram a operar hoje com normalidade depois que as aterrissagens e decolagens foram restringidas ontem por um problema no controle aéreo, o que afetou milhares de passageiros.
Em comunicado divulgado hoje, o NATS assinalou que os problemas foram provocados por uma “falha no sistema nunca vista anteriormente”, o que impediu os controladores aéreos de acessar todos os dados sobre os planos de voos dos aviões.
“Nossa prioridade é manter uma operação segura para as pessoas que viajam, de modo que quando aconteceu a falha, tomamos imediatamente medidas para reduzir o tráfego”, acrescentou o comunicado.
O NATS esclareceu que os controladores tinham comunicação com os aviões o tempo todo durante o período que durou o problema e “em nenhum momento” a segurança se viu comprometida.
O aeroporto londrino de Heathrow, o de maior tráfego na Europa, voltou a operar com normalidade após cancelar 38 voos hoje por causa da falha informática. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.