Capriles confirma manifestação nacional por referendo para derrubar Maduro

  • Por Agencia EFE
  • 15/05/2016 18h42
Carlos Barrios / ABI Nicolás Maduro

O ex-candidato presidencial venezuelano Henrique Capriles, um dos principais impulsores do referendo revogatório do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou neste domingo a convocação de uma mobilização nacional no dia 18 de maio para exigir rapidez no trâmite da consulta popular.

A aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) convocou os opositores para protestar nas diversas sedes do Conselho Nacional Eleitoral do país “exigindo respeito à Constituição e cumprimento do regulamento revogatório”, disse Capriles em mensagem na rede social Twitter.

A confirmação do opositor ocorre após o prefeito do município Libertador, o chavista Jorge Rodríguez, assegurar que não permitirá que os opositores cheguem ao local, onde se encontra a principal sede eleitoral do país.

Esta seria a terceira mobilização convocada pelos opositores para pressionar o Poder Eleitoral para que cumpra com rapidez o cronograma para a ativação do referendo.

As duas anteriores não conseguiram chegar até a sede, e inclusive a primeira acabou depois que um forte cordão de segurança, que protegia o acesso ao município Libertador, dispersou os opositores.

O plano da oposição para esta ocasião é, segundo indicou ontem Capriles, mobilizar todo o país para que a exigência pelo revogatório “seja sentida” em todo o território.

A exigência é que o CNE comece o mais rápido possível o trâmite de verificação das quase dois milhões de assinaturas entregues em 2 de maio às autoridades como apoio ao revogatório presidencial, um passo fundamental para que o Poder Eleitoral inicie o processo e que, segundo as autoridades, não se iniciará até, pelo menos, 2 de junho.

O vice-presidente da Venezuela, Aristóbulo Istúriz, garantiu neste domingo que o referendo não será realizado por estar fora de hora e possuir erros no trâmite.

Capriles advertiu neste sábado a Maduro que o país é “uma bomba” que pode explodir a qualquer momento se as autoridades não permitirem que esse processo seja realizado neste ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.